Fernanda dos Santos

fernanda-dos-santos

Fernanda tem 30 anos e iniciou na ABADS em 2001 aos 14 anos. Ela era uma criança muito agitada e não se concentrava em nada. Na ABADS ela participou de muitas atividades no qual sempre gostou muito e dentre essas atividades ela participou das oficinas profissionalizantes, onde ela era preparada para o mercado de trabalho.

No início confesso que eu não acreditava que ela seria capaz de trabalhar, mas quando nos apresentaram o projeto do Emprego Apoiado fiquei curiosa. Quando perguntaram para Fernanda se ela gostaria de trabalhar, ela logo disse que sim, mas eu ainda tinha algumas dúvidas e muitas preocupações, pois ela era muito distraída para fazer as coisas. Para Fernanda tudo era uma brincadeira e uma festa.

Mas mesmo assim eu concordei que ela fosse trabalhar, para ser feito uma experiência. Minha maior preocupação era com o preconceito das outras pessoas que iriam trabalhar com ela e pensava: Será que ela vai ser bem aceita ou vai sofrer discriminação. No começo foi difícil, mas graças a Deus todos a receberam muito bem.

O tempo passou e já faz oito anos que ela trabalha na mesma empresa. Eu pude ver o quanto o trabalho ajudou no desenvolvimento dela. Hoje ela consegue interagir muito bem com as pessoas e percebo que ela se sente muito feliz, capaz e independente, pois com seu dinheiro ela consegue comprar as suas próprias coisas e realizar alguns desejos o que antes era impossível como, por exemplo, a compra de um carro zero.

O emprego apoiado da ABADS além da inclusão profissional proporcionou apoios para que Fernanda conquistasse benefícios financeiros através da sua própria dedicação e empenho no trabalho. Nós somos muito gratos por todo esse apoio que tivemos da ABADS, pois se hoje a Fernanda é feliz é porque ela teve muito carinho e atenção dos profissionais que acreditaram que ela seria capaz.

Glória Santos
Mãe de Fernanda Santos Rego