Emprego apoiado

O Emprego Apoiado é um método que visa à inclusão e possibilita a participação efetiva da pessoa com deficiência em sociedade, uma vez que as ações voltadas para pessoa com deficiência, nos modelos tradicionais não contemplam a participação efetiva daqueles que necessitam de apoio para permanecerem e pertencerem aos ambientes comuns.

O foco é tornar as pessoas com deficiência que estudam ou trabalham em protagonistas ou sujeitos participativos.

As estratégias junto aos jovens visam planejar em conjunto, consultar, ter flexibilidade, proporcionar mudanças oferecer os apoios necessários para ampliar sua a atividade e participação.

Na ABADS, o programa de Emprego Apoiado é oferecido desde 2006, sendo que a instituição tem contribuído com a sociedade, dividindo sua experiência em relação à inclusão.

Em diversos grupos na Instituição são trabalhados, além da possibilidade da inclusão no mercado de trabalho, o exercício da autonomia através de atividades para buscar formas adequadas de comunicação e interação, aprender a tomar decisões adequadas, formular escolhas, pensar, resolver problemas, expressar emoções, etc.

Uma das estratégias utilizadas, é a conscientização das empresas, visando alterar as crenças e valores que todos os integrantes devem conhecer e fazer parte, que se traduzem em políticas que determinam a forma de produzir, o comportamento dos funcionários, e até a visão e missão da empresa.
Na ABADS, participamos de todos os processos de colocação e pós-colocação no mercado de trabalho e nesse sentido é muito importante a participação e colaboração das empresas dentro desse processo.

Contate-nos através do e-mail: empregoapoiado@abads.org.br